Arataca situa-se nas coordenadas geográficas: 15º 15’38.48”S; 39º24’.28” O (GOOGLE EARTH), conforme figura 1. Está localizada no Sul do Estado da Bahia, a uma distância de 508 km de Salvador. Com uma extensão territorial de 375,205 km² e uma população com aproximadamente 10.392 habitantes (IBGE 2010), interliga-se à BR 101 através da BA – 676 (5 km). Criado através da Lei Estadual nº 4.442, em 09 de Maio de 1985, sendo desmembrada da cidade de Una – BA no ano de 1985 mediante plesbicito. Antes era chamada Xapuri, porém foi emancipada no dia 9 de maio de 1985, passando a se chamar Arataca. O primeiro prefeito foi o Sr. José Carlos dos Santos (Zé Baio).
Figura 1: Fotografia por sensoriamento remoto encontrado no Site do Google Earth, mostrando fotografia tirada por satélite da cidade de Arataca no ano de 2005.
O município tem limites políticos com as cidades de Jussarí, São José da Vitória, Santa Luzia, Una e Camacan, conforme mostrado na figura 2. Possui dois distritos e um povoado, além de dezenas de fazendas presentes nos seus limites territoriais.
Figura 2 Mapa Divisão Política do Município de Arataca, sem escala apenas para simples ilustração. FONTE: IBGE Webcart2011. |
A palavra “Arataca” tem um significado muito peculiar quer dizer armadilha de capturar animais silvestres, uma vez que é possível encontrar animais raros e endêmicos dessa região ao longo de suas matas. Possui uma grande cadeia de serras, que servem de barreira natural circundando todo o município, serras estas que pertencem ao bioma Mata Atlântica, trazendo notoriedade, as Serras das Lontras que desde o dia 11 de Junho de 2010 passou a ser uma Unidade de Conservação por intermédio de Decreto presidencial aprovado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em exercício (2003 a 2006; 2007 a 2010), do tipo Parque Nacional.
A sua economia está baseada na prefeitura que emprega cerca de setecentos funcionários, sendo a maior instituição empregatícia do município, os benefícios do programa federal chamado Bolsa-Família, que beneficia muitas pessoas/famílias, e uma expressão pequena do comércio local, que tem sido desvalorizado em função do pequeno capital que gira no município, uma vez que a maioria dos habitantes preferem deslocar-se para cidades próximas e com maior porte na esperança de encontrar mais alternativas de compras. A base econômica do município está pautada ainda nas atividades agrícolas baseada na agricultura familiar e na lavoura cacaueira, cultura que vem enfrentando crise desde o ano de 1989 quando a vassoura de bruxa assolou a região, contudo, têm surgido alternativas econômicas voltadas para a agricultura, que é o cultivo do café, do açaí e da pupunha, que se tornou uma fonte de investimentos para os pequenos agricultores da localidade e tem favorecido muitas famílias que sobrevivem da agricultura, o que a torna uma cidade extremamente dependente da iniciativa de agricultores locais e um comércio pequeno com micro-empreendedores.
Uma cidade com povo hospitaleiro e uma comunidade jovem ativa, traz notoriedade no município atualmente o Centro Técnico Milton Santos localizado no Assentamento Terra Vista e tem contribuido bastante para formação dos estudantes da região.